Notícias‎ > ‎

Caminhos do Projeto de Revitalização na América Latina – contribuições brasileiras

            Escrevo para contar como andam os movimentos na América Latina neste tempo que elegemos como DISCERNIMENTO. Este tempo é de aprofundar, olhar de novo, escutar outra vez as vozes dos jovens para que os discípulos/as missionários/as possam revitalizar sua ação junto aos jovens como Igreja fiel ao Ressuscitado.

            A página web criada para ser um instrumento do caminho de Revitalização e de preparação ao III Congresso da PJ Latino Americana, com todos os materiais, em um mês de funcionamento chegou a duas mil visitas, de 28 países do mundo. No Brasil, as visitas vieram de mais de 130 lugares diferentes. Boas contribuições de histórias dos/as jovens, contribuições com temas para o aprofundamento. Todas as regiões do Brasil tem acesso a página. Os maiores acessos estão no Regional Sul 1 e Centro Oeste. E os países que tem mais acessos são Brasil, Colômbia, Bolívia e Equador.

            Luis Duarte, na reunião da coordenação nacional da PJ, coordenou este debate, apresentação da página, meios de envolver todas as regiões do Brasil. Ele tem feito isto com muita disciplina e seriedade. Também o Regional Centro Oeste assumiu o processo de Revitalização em seu programa de trabalho.

            Frei Rubens, na coordenação da prioridade cinco da Conferência dos Religiosos do Brasil, tem organizado desde 2008, a ação a partir do Projeto de Revitalização. Inclusive com a preparação da escuta em encontro de 2009. Este ano, tem crescido o número de Congregações no Brasil que tem organizado seu plano de trabalho que toma o projeto como referencia.

            A Rede Brasileira de Centros e Institutos tem sido uma força neste trabalho, em dezembro de 2009, apoiou a realização do Seminário dos 30 anos da Conferência dos Bispos do Brasil, a elaboração dos materiais para o processo de preparação do III Congresso, a construção da página que está sendo utilizada por toda América Latina (atualmente www.pjlatino.redejuventude.org.br). O IPJ Leste 2 e o IPJ do Rio Grande do Sul, responsáveis na preparação do 11º Encontro da Rede de 2010, assumiram o Projeto de Revitalização como pano de fundo para a preparação do mesmo.

            Também estamos envolvidos na revisão do Marco Referencial da PJ Latino Americana, Carmem Lúcia Teixeira e Hilário Henrique Dick, SJ, são os responsáveis por acompanhar o processo e contribuir na sistematização.

            Creio que há outras noticias que poderiam ser comunicadas para animarmos uns aos outros neste caminho de revitalizar. Que tal partilhar?

 

            Carmem Lucia Teixeira

Comments