Notícias‎ > ‎

Revitalizar: uma tarefa para toda Igreja do Continente

         O que é revitalizar? O que é Pastoral? O que é a Pastoral da Juventude? Foram estas as questões que deram início a conversa com 50 jovens na Diocese de Santiago, Panamá, no dia 18 de fevereiro, com Carmem e Dalba, duas das pessoas da equipe de assessores/as deste caminho.

         Revitalizar desde onde? Da missão recebida de Jesus e animada pela Igreja em Aparecida, São Paulo. Renovar em nós o compromisso de sermos missionários/as junto aos jovens. É sair ao encontro, aproximar, conhecer... deixar-se encantar pela vida dos/as jovens. O pastor é aquele que cuida das ovelhas, garante a vida de todas elas. A proposta da Pastoral da Juventude é também, a mesma, cuidar de toda juventude, não somente aquela que está inscrita em nossos grupos. O grupo é espaço de preparação de jovens para sair e cuidar de toda juventude, com este espírito de pastorear, cuidar, zelar da vida da juventude. É uma tarefa de toda comunidade eclesial, confiada e acompanhada aos jovens que são os evangelizadores/as mais apropriados/as porque vivem as mesmas condições.

         O encontro foi oportunidade dos jovens partilharem suas histórias de vida, eleger dentre elas uma história para compartilhar com os demais, aprofundar a palavra de Deus através da leitura orante da Palavra. Ao final do encontro, um jovem, levantou e disse: “Revitalizar a PJ é uma tarefa nossa, porque a saída está em nós jovens, por isto, devemos assumir como missão”.

         Ainda no Panamá foi realizado, dentro das tradições e costumes, uma caminhada dentro da procissão do Nazareno, Jesus Crucificado, realizada sempre na quaresma, onde se reúnem milhares de pessoas. O tema escolhido pelos jovens foi a paz e o lema, “Caminhemos com Jesus, ao lado de nossos povos”.

         Depois fomos para Bogotá-Colômbia: outra vez, Carmem e Dalba, junto com outras pessoas que estão envolvidas no caminho, Pe. Armelim Sousa, Flor Alba, Pe. Augusto Rios, este último, responsável pela coordenação do processo, como Secretário Executivo do CELAM. Também reconhecemos que todos/as nós temos que revitalizarmos, como pessoa, o nosso compromisso com o Ressuscitado, no seguimento e na missão.

         A equipe de assessoria do Processo de Revitalização se encontrou nos dias 25 a 28 de fevereiro em Bogotá-Colômbia, também estiveram juntos D. Mariano Parra, bispo responsável pelo CELAM, Carol, representante do Cone Sul, da Equipe Latino americana da PJ para informar sobre o processo de preparação do III Congresso. Esse tempo foi dedicado a organizar o trabalho, tanto da revisão do Livro Civilização do Amor, tarefa e esperança, como organizar os serviços onde a equipe poderá assessorar no III Congresso. A retomada do processo metodológico do III Congresso também foram iluminadoras para o caminho de Discernimento.

         Rosimarie, da Bolívia, informou que os jovens de seu país está muito animada e envolvida com o caminho. Elaboraram o segundo vídeo para motivar as pessoas a participarem do caminho. E que os grupos tem utilizado a página web do Brasil, a dificuldade é a língua, também comentou que como há muitas fronteiras com o Brasil não é uma barreira para todos/as. O vídeo já está disponível no You Tube.

         Na reunião foi feito um relato da página web, apresentação do caminho feito em São Paulo pela equipe responsável em elaborar os materiais para o Discernimento – Pe. Augusto, Carmem, Alex, Edina, Vanessa, Joaquim, Raquel. O grupo reconheceu o esforço e a qualidade do material produzido. O material já está todo nos dois idiomas (Português e espanhol).

O grupo, além de preparar um esboço para a Revisão do Marco Referencial, também se deteve na metodologia do III Congresso, buscando aprofundar cada passo metodológico, a partir da proposta feita pela Equipe Latino Americana e com o apoio de Oscar Uriago, convidado para assessorar a metodologia do Congresso.

         Durante a semana foram feitas outras reuniões com o grupo responsável pela metodologia do Congresso para amadurecer o caminho, mantendo fieis ao enfoque do Discernimento.

         Recordamos que temos um tempo muito curto. Faltam aproximadamente 180 dias até o Congresso. Será um desafio envolver o maior número de jovens, grupos, organizações e pastorais neste processo para que de fato possamos revitalizar esta ação. Revitalizar para que a MISSÃO junto e com os/as jovens seja algo concreto na Igreja do Continente. Confiantes que Jesus caminha conosco para que nossos povos tenham vida!

 

Carmem Lucia Teixeira

 

 

Comments